Foto de Certificado de melhor artigo do CBIE 2023

O artigo intitulado “Sistema Tutores Inteligentes (STIs) centrados no professor: considerações de design e professor brasileiros de escolas públicas (Teacher-Centered Intelligent Tutoring Systems: Design Considerations from Brazilian, Public School Teachers)” recebeu o prêmio de melhor artigo na Trilha 4 (Inteligência Artificial na Educação) do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) no XII CBIE, ocorrido de 6 a 10 de novembro em Passo Fundo (RS). Dentre os autores, três são docentes do PPGIA: Marcelo Marinho, Rafael Ferreira e Valmir Macario.

Ainda no mesmo evento, o PPGIA participou do artigo intitulado “Algoritmos de Reconhecimento de Dígitos para Integração de Equações Manuscritas em Sistemas Tutores Inteligentes”, que tem como primeiro autor o egresso do PPGIA Sérgio Chevtchenko, e participação dos docentes Filipe Cordeiro, Marcelo Marinho, e Valmir Macario entre os demais autores .

Esses resultados são fruto da parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas, em projetos com o Ministério da Educação.