Este documento tem o propósito de apresentar as diferentes partes que compõem o Plano Estratégico do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada (PPGIA), destacando sua relevância para o aprimoramento da pós-graduação brasileira. O Plano Estratégico foi estabelecido a partir de uma iniciativa da CAPES com o objetivo de estruturar de forma mais eficiente os Programas de Pós-Graduação (PPG). Desde 2019, sua apresentação tornou-se essencial, visto que está condicionada a uma avaliação mais abrangente do PPG, conferindo-lhe um diferencial importante no processo de avaliação.

 

O Plano Estratégico (PE) desempenha um papel fundamental na gestão estratégica do PPGIA, orientando suas ações tanto em decisões cotidianas quanto no planejamento a curto, médio e longo prazo. A colaboração da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRPE juntamente com a PROPLAN tem sido essencial para auxiliar os programas na construção e elaboração do PE, proporcionando a definição de padrões claros e a melhoria dos processos. Os resultados obtidos a partir desse trabalho permitirão à PRPG obter uma visão estratégica abrangente dos programas, capacitando-a a tomar decisões bem estruturadas e estratégicas, o que contribuirá para uma governança mais eficiente na pós-graduação da Universidade.

 

Vale ressaltar que foi realizado um esforço dedicado para alinhar o Plano Estratégico com as exigências da CAPES. Esse alinhamento reflete-se na metodologia de elaboração do PE, uma vez que os relatórios da CPA desempenharam um papel importante no diagnóstico, contribuindo significativamente para a elaboração da Análise Ambiental - SWOT e, consequentemente, para a definição dos Objetivos Estratégicos e Planos de Ação.

 

Além desta introdução, o documento apresenta os componentes das equipes que contribuíram para sua elaboração, abordando: (i) a identidade Organizacional; (ii) a Análise Ambiental - SWOT; e (iii) os Objetivos Estratégicos e os Planos de Ação. Por fim, nas Considerações Finais, são apontados os resultados alcançados e suas perspectivas, consolidando o compromisso contínuo com o aprimoramento e excelência do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada (PPGIA).

 

Acesse aqui o relatório