
A professora visitante do PPGIA, Dra. Patrícia Jaques, participou de várias atividades na última semana. No dia 10/04, Patrícia ofertou o minicurso “Programação por pares assistida por IA”. O minicurso tem como objetivo introduzir os alunos aos principais conceitos relacionados à programação por pares assistida por inteligência artificial, especificamente com o uso de ferramentas como o Cursor ou GitHub Copilot. Os alunos devem compreender o que é a programação por pares, como ela é potencializada pela inteligência artificial, e as melhores práticas para utilizar assistentes de código baseados em modelos de linguagem de grande escala. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades na criação de prompts eficazes, e utilização dessas ferramentas para conceber, decompor, testar e refatorar programas.
No dia 14/04, Patrícia proferiu a palestra “Educação com Emoção: Usando Inteligência Artificial para Responder às Emoções dos Alunos”. Pesquisas mostram que emoções e outros estados afetivos desempenham um papel crucial na aprendizagem, afetando processos cognitivos relacionados. Nesta palestra, Patrícia discutiu como Sistemas Tutores Inteligentes podem oferecer suporte personalizado aos alunos, considerando seus estados afetivos.
Além disso, Patrícia participou de reuniões de planejamento sobre o programa, com coordenação e comissões, e também se reuniu com o grupo de pesquisa AiBox.